Grasi blog

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Monday, October 09, 2006

Questionário sobre o texto de Durkhein

  1. Qual a posição de Durkhein frente o que diz Stuart Mill?

Sobre o que diz Stuart Mill, Durkhein coloca que a definição dele sobre educação engloba fatos inter diversos, que não devem estar reunidos num mesmo vocábulo, sem perigo de confusão. A influência das coisas sobre os homens; e a ação dos membros de uma mesma geração, uns sobre os outros, difere da que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes.

  1. Quais as duas definições ressaltadas por Durkhein? Explique o ponto fraco em que incorrem.

A primeira definição ressalta a fala de Kant: “o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda perfeição de que ele seja capaz. Mas, que se deve entender por perfeição? Perfeição ouve-se dizer muitas vezes, é o desenvolvimento harmônico de todas as faculdades humanas. Levar ao mais alto grau possível todos os poderes que estão em nós realizá-los tão completamente como possível, sem que uns prejudiquem os outros não será, com efeito, o ideal supremo?”

Sobre essa fala Durkhein questiona: vejamos se isso é possível?

  • O desenvolvimento harmônico é necessário e desejável, conseqüentemente ele não é integralmente realizável;
  • A harmonia teórica se acha em contradição com outra regra da conduta humana, menos imperiosa: aquela que nos obriga a nos dedicarmos a uma tarefa restrita e especializada;
  • Não podemos nem nos devemos dedicar, todos, ao mesmo gênero de vida, temos, segundo nossas aptidões, diferentes funções a preencher, e será preciso que nos coloquemos em harmonia com o trabalho que nos incumbe;
  • Nem todos somos feitos para refletir, e será preciso que haja sempre homens de sensibilidade e homens de ação.

A segunda definição é utilitária e baseia-se na fala de James Mill: “a educação tem por objeto fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para seus semelhantes.”

Sobre essa definição Durkhein diz:

  • Tal fórmula deixa indeterminado o fim da educação e a própria educação, que fica entregue ao arbítrio individual;
  • A felicidade é vida completa, e essa vida à que se refere seria uma vida unicamente física, o que para homem de hoje não é uma vida completa.

O ponto fraco em que incorrem essas definições é o de que haja umas educações ideais, perfeitas, apropriada a todos os homens, indistintamente, e é essa educação universal a única que o teorista se esforça por definir.

  1. O que é preciso, de acordo com Durkhein, para definir educação?

Para definir educação será preciso considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existido, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns. O conjunto desses caracteres constituirá a definição que procuramos.

  1. De acordo com Durkhein, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?

No decurso da história, constituiu-se todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade, o indivíduo, o progresso, a ciência, arte etc. idéias essas que são a base mesma do espírito nacional; toda e qualquer educação, a do rico e a do pobre, a que conduz a carreiras liberais, como a que prepara para as funções industriais, tem por objetivo fixar essas idéias na consciência dos educandos. Resulta desses fatos que cada sociedade faz do homem certo ideal, tanto no ponto de vista intelectual, quanto físico e moral.

  1. Segundo o autor, que função “ideal” a ser realizada tem que suscitar na criança?

1- Um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros;

2- Certos estados físicos e mentais que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.

  1. A partir da definição “A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial que a criança, particularmente, se destine” o que conclui Durkhein? Explique.

Durkhein conclui que a educação, não é, pois, para sociedade, senão o meio pelo qual ela prepara no íntimo das crianças, as condições essenciais da própria existência.

Acredito que Durkhein chegou a essa conclusão por um fato citado anteriormente no texto, onde diz que a sociedade não poderia existir sem que houvesse homogeneidade: a educação perpetua e reforça essa homogeneidade fixando de antemão na alma da criança certa similitudes essenciais, reclamadas pela vida coletiva.

  1. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?

Em cada um de nós, já o vimos, pode-se dizer que existem dois seres. Um constituído de todos os estados membros que não se relacionam senão conosco mesmo e com os acontecimentos da vida pessoal; é o que se poderia chamar de ser individual. O outro é um sistema de idéias, sentimentos e hábitos, que exprimem em nós, não a nossa personalidade, mas o grupo ou grupos diferentes de que fazemos parte, tais são as crenças religiosas, as crenças e práticas morais, as tradições nacionais ou profissionais, as opiniões coletivas de toda a espécie. Seu conjunto forma o ser social. Constituir esse ser social em cada um de nós tal é o fim da educação.

1 Comments:

  • At 11:13 AM, Blogger Suzana Gutierrez said…

    Oi Grasi

    Seria inteeressante trazer a reflexão sobre o pensamento de Durkheim para o nosso forum lá no Rooda. Ainda mais agora que já estamos avançando em Weber.

    abraço,
    Suzana

     

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