Grasi blog

Este é um blog para comunicação e atividades sobre educação.

Wednesday, October 25, 2006

ECS 6

SER/ESTAR X PAPÉIS

Penso que os papéis a serem exercidos já estão estipulados e o que faz a diferença é como cada ser atuante exercerá esses papéis.

Gostaria de dizer que os exemplos que darei não podem se generalizados e nem devem ser pois acredito que essas situações não são as mais coerentes.

Um dos exemplos que pode ilustrar a questão da dominação e que acontece dentro do ambiente escolar é a instituição de regras (disciplina) feita pelo professor sem que os alunos possam parar para pensar porque seguir essas regras e assim terem a consciência de que as seguindo podem tornar a convivência em sala de aula melhor. Ou seja, o dominante (professor) estabelece regras e o dominado (aluno) de segui-las sem questiona-las.

Outro exemplo é o que fazem alguns professores que dizem que trabalham com PROJETOS. Essa proposta tem a intenção de instigar os alunos a gostar de estudar através da escolha (dos alunos) de um tema a ser trabalhado em sala de aula, mas muitas vezes o professor decide sozinho qual o assunto a ser trabalhado, ele traz as atividades e faz a pesquisa sobre o assunto, tudo sem a interferência dos alunos. Ou seja, o dominante (professor) estipula o assunto e as atividades e o aluno (dominado) faz.

PODER/HIERARQUIA

Um exemplo que demonstra claramente o poder e a hierarquia é o domínio que a equipe diretiva exerce sobre os professores.

Qualquer atitude tomada por um professor deve ter a autorização de alguém da equipe diretiva. O professor para ter uma boa carreira profissional precisa se enquadrar no regimento da escola e nas exigências e atividades solicitadas pela equipe diretiva.

Outro exemplo é a autoridade que o professor exerce sobre seus alunos, autoridade essa que deveria ser encarada pelos alunos como respeito ao professor e que muitas vezes pode-se chamar medo, ou seja o aluno obedece por ter medo do professor e não respeito.

No meu ponto de vista esta autoridade deve existir sim, mas sabendo medir as atitudes e sabendo que os alunos também têm sua autoridade e podem exerce-la, é como uma balança onde todas as atitudes devem ser pesadas.

13 Comments:

  • At 5:25 PM, Blogger Catiane Vargas said…

    Olá colega!
    Seu blog está muito legal e sua postagem referente as vivências muito bem colocadas.Concordo contigo quando diz que não podemos generalizar, pois muitos de nós professores agimos ou pelo menos tentamos agir democraticamente, mas quanto sermos dominados isso realmente não tem jeito.

     
  • At 11:26 AM, Blogger susana said…

    Olá,colega Grasi! Sou do Pólo de Sapiranga; me chamo Susana Regina, e assim como você também acredito que somos dominadas pela hierarquia de nossa escola; podendo apenas dar-mos opiniões.Abraços!
    Venha conhecer o meu blog!

     
  • At 2:31 PM, Blogger berna said…

    Oi, Grasi.Fizeste um hiper texto. Concordo com as tuas idéias. Beijos. Maria Bernadete-pólo Sapiranga. Aguardo visita.

     
  • At 2:38 PM, Blogger Stela Maris said…

    Olá Colega.
    Sou do polo de Sapiranga e considero suas observações importantíssimas,não podemos generalizar, porém muitas vezes nos damos conta daquilo que estamos fazendo com nossos alunos(dominando pelo medo)mas não saímos da acomodação que nos impede de criar um ambiente realmente democrático.

     
  • At 3:33 PM, Blogger silviankeller said…

    Oi, colega Grasiela, concordo contigo sobre as dominações através dos projetos. Muitos professores acabam realizando os seus projetos conforme as suas vivências. Mas há quem faça com os alunos e muitas vezes não dá certo.
    Um abraço Silvia de Sapiranga

     
  • At 3:48 PM, Blogger Isabel Cristina said…

    Olá colega, realmente não podemos generalizar,mas quando tentamos nos rebelar e quem nos domina nos poda, acabamos dominadas oela hierarquia. Pólo de Sapiranga.

     
  • At 2:30 PM, Blogger Edilaine said…

    Oi amiga, concordo com teu texto. somos ora dominadores e ora dominados dentro da escola. Os alunos precisam de autoridade para se sentirem protegidos e seguros.

    Um abraço.

     
  • At 2:40 PM, Blogger Ana Paula said…

    Oi colega sou do teu grupo da ESC8, estou visitando teu bolg e para te conhecer, pois iremos realizar um trabalho juntas. Concordo contigo quando falas do papel da equipe diretiva, pois tudo temos que dar satisfação e muitas vezes pedem nossa opinião e depois ignoram, fiz este comentário no meu blog. Também acho que o professor é o dominante e o aluno o dominado, mas concordo que deveria ter respeito pelo prof. e não medo. Em relação aos projetos o prof. deve escolher juntos com seus alunos o tema que querem estudar.Valeu te conhecer, espero tua visita no meu blog: cantinhodealvorada.blogspot.com/

     
  • At 2:47 PM, Blogger Juçara said…

    Que legal Grasi, fizeste uma bela relação com a dominação no ambiente escolar. Gostei!!! Parabéns!!! Abração

     
  • At 7:36 PM, Blogger Roseane Machado da Silveira said…

    Olá!!!
    Sou do pólo de Alvorada.
    Você fez as relações de forma clara.
    Concordo com o seu posicionamento frente as duas questões que abordou e realmente uma coisa é certa: tanto somos dominados quanto dominadores.
    Aguardo visitas!!!

     
  • At 3:50 PM, Blogger FABIANA PIRES DA SILVA said…

    Olá colega, somos conterrâneas. Moro e trabalho em NH mas, estou no polo de Sapiranga.Li o teu texto sobre Ser/estarxpapéis e Poder/hierarquia. Gostei das tua colocações e te convido a visitar meu blog. Um grande abraço e muito sucesso nessa nossa louca caminhada que iniciamos.Fabi-polo Sapiranga.

     
  • At 10:26 AM, Blogger Suzana Gutierrez said…

    Oi Grasi

    Interessantes as questões que trazes. Como estas questões foram debatidas lá no forum?

    abraço,

    Suzana Gutierrez

     
  • At 3:27 AM, Blogger Ana Paula said…

    Grasi, acho que o professor deve fazer as regras juntamente com seus alunos, onde eles estipulam as regras que deverão ser cumpridas e não o professor trazer tudo pronto. Amesma coisa com os projetos devem ser escolhidos pelo alunos os temas a serem trabalhados. Abra~ços. Ana Paula(Alvorada)

     

Post a Comment

<< Home